Aquário Plantado: Como Ter Plantas Sempre Bonitas

Hoje nós vamos falar um pouco sobre nutrição e plantas então presta bem atenção nessas dicas que eu vou dar.

Nutrição das plantas em Aquário Plantado. O que fazer para deixar suas plantas sempre lindas e saudáveis por causa da nutrição?  

Nenhum aquário plantado é interessante se não houver viço, beleza nas plantas, o grande segredo da popularidade do aquário plantado.

É justamente a beleza das plantas da flora e claro também da fauna.

Hoje nós vamos falar um pouco sobre nutrição e plantas então presta bem atenção nessas dicas que eu vou dar, são quatro nutrientes fundamentais para o seu aquário lembrando que o último é que o aquário mais vai usar.

Fertilização com Carbono

O carbono é muito importante para a saúde do seu aquário plantado principalmente porque todo aquarista do estilo plantado tem uma eterna luta contra as algas, mas calma, não é tão difícil assim essa luta.

Um aquário estável é um aquário que não tem tantos problemas com algas e é fácil de manter.

aquário plantado

O carbono orgânico vai servir principalmente como uma medida profilática, uma maneira de você evitar algas e além de que, toda vez que você estiver enfrentando algas você pode usar carbono orgânico.

Literalmente como uma espécie de algicida mais brando que vai combater as algas.

Existe um carbono orgânico que é a base de Pentaglutaracetal um componente orgânico bastante complexo que certamente vai te ajudar em muito no combate as algas.

Cuidado com essa  informação que diz que você precisa colocar muito ferro no seu aquário por que você pode ter uma intoxicação por ferro nas plantas, e isso ao invés de fazer com que elas cresçam muito literalmente estaciona e às vezes até apodrece algumas plantas do seu aquário mas planta precisa sim de ferro.

Micronutrientes e Macronutrientes no Aquário Plantado

Suas plantas também vão precisar de micronutrientes. Aliás porque que o nome é micronutrientes?

Por uma questão muito simples, são nutrientes fundamentais e todos são para que as suas plantas tenham saúde.

Use doses muito pequenas desses micronutrientes, cerca de duas a três vezes por semana nos seus
aquários.

E agora por fim e não menos importante, você vai precisar de macronutrientes nos seus aquários.

Se você está iniciando no Hobby você pode usar produtos que são All-In-One ou seja, que tem tantos micros quanto macronutrientes.

Se você já tem nível intermediário ou alguma experiência eu recomendo você usar produtos que venham o N o P e o K o Nitrato o fosfato e o potássio, assim você ganha tempo e é mais prático usar.

Mas se você já é um aquarista bastante experiente busque usá-los separadamente, o Nitrato o fosfato e o potássio.

Lembrando que nem todos os fertilizantes trazem nitrogênio na forma de nitrato ou fósforo na forma de fosfato mas quando a gente diz Nitrato e fosfato.

A gente não está preocupado se é nitrato e fosfato e sim se tem nitrogênio e fósforo pois é o que as plantas precisam, o nitrogênio e o fósforo sem contar potássio.

Deixa aqui embaixo no seu comentário se você já está fertilizando o seu aquário plantado ou se você nunca fertilizou.

Se você tiver alguma dúvida sobre como fertilizar o seu aquário pode deixar que nos comentários também nós estamos a sua disposição.

Muito obrigado um grande abraço.

Avatar

Sobre o autor | Website

Sou aquarista a mais de 20 anos e criei esse espaço para compartilhar minhas experiências com você que é iniciante ou até mesmo experiente no hobby. Com esse blog podemos expandir os níveis de conhecimento mútuo e dilvugar de forma abrangente o hobby no Brasil.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!